Promovido pela ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está em sua 24ª edição e apresenta os principais destaques da embalagem brasileira nas diversas categorias de consumo.
Durante os seus 24 anos de existência, empresas de todos os portes já foram premiadas, pois o Prêmio ABRE tem como missão celebrar o poder e a eficácia das embalagens e como elas contribuem não apenas para a proteção e transporte dos produtos, mas como um veículo de informação e comunicação com a sociedade e geração de negócios para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
Os principais objetivos do Prêmio ABRE são:
Além de incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável.
As embalagens inscritas são avaliadas de acordo com os principais quesitos de inovação: funcionalidade, beleza, sustentabilidade, tecnologia, pertinência com o target, propósito da marca, eficiência na exposição e comercialização dos produtos, impacto nos negócios, entre outros.
Por meio da premiação do troféu OURO, PRATA e BRONZE, o Prêmio ABRE confere aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização nacional e internacional das empresas envolvidas e suas embalagens.
Seja protagonista no seu setor de atuação, inscreva as suas embalagens no Prêmio ABRE, o Ícone de Excelência da Embalagem Brasileira!
Podem ser inscritas na 24ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de:
Exceção feita à categoria Exportação, categoria dedicada à inscrição de embalagens criadas e/ou produzidas no Brasil para o mercado internacional.
Tem como objetivo reconhecer embalagens que contribuem com o consumo responsável, melhorando a qualidade de vida, minimizando impactos no sistema [produto-embalagem-distribuição-armazenagem-preparação-consumo-pós consumo] e educando/engajando o consumidor para a realização de escolhas conscientes.
Para referência durante a inscrição, recomenda-se consultar os materiais desenvolvidos pela ABRE:
Cartilhas
Recomenda-se o uso da simbologia técnica de descarte seletivo bem como a adesão à Plataforma Lupinha.
Essa categoria avaliará critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas, potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.
Essa categoria está aberta à participação exclusiva da indústria de bens de consumo (brand owners) que inseriu a embalagem em sua estratégia de branding: criação de valor e experiência da marca por meio da embalagem.
Embalagens criadas e/ou desenvolvidas no Brasil para o mercado exterior. Esta categoria avaliará a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação. Será avaliada a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico.
O objetivo desta categoria é premiar as embalagens que apresentem novas tecnologias de materiais, barreira, manuseio, armazenamento ou transporte, funcionalidade, soluções de refechamento, extensão do shelf life do produto, porcionamento ou comunicação com o objetivo de reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos – seja durante a etapa entre o produtor e os centros de distribuição e varejo – perdas; ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores – desperdício.
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Toda embalagem regularmente inscrita em uma ou mais categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico, concorrerá automaticamente ao Voto Popular. Para isso, será usada a primeira imagem incluída na ficha de inscrição e o texto do campo “Descrição do Projeto”.
Caso o concorrente não queira que a embalagem participe do Voto Popular ele poderá fazer essa opção clicando no botão “Não quero que essa embalagem participe do Voto Popular”.
Na página do Voto Popular a imagem da embalagem, com seu respectivo texto, aparecerá apenas uma vez, portanto, mesmo que a embalagem esteja inscrita em duas categorias ou mais categorias ela aparecerá apenas uma vez na página dedicada ao Voto Popular.
Endereço para envio das amostras e mock-ups:
O texto de defesa da embalagem é uma das principais ferramentas que o jurado tem para avaliar a embalagem inscrita, portanto, é fundamental que ele seja bem escrito e detalhe de forma clara, todos os diferenciais de embalagem, sejam eles técnicos, de design gráfico, funcionais, etc.
No texto de defesa, dê especial importância e atenção do primeiro campo “Descrição do Projeto”, pois ele será o primeiro a ser lido pelo jurado. Seja objetivo e não use texto publicitário. Traga na sua defesa respostas para perguntas como:
Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.
Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).
De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:
A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.
Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:
O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 (um) de extensão.
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.
Deve ser inserido um vídeo que ajude a entender a embalagem, um vídeo explicativo e não uma propaganda.
Dever ser feito o upload do logotipo da empresa que está inscrevendo em um formato de imagem bitmap (jpg, png ou webp).
A inscrição na categoria Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos está vinculada à inscrição de uma ou mais embalagens nas categorias onde podem ser inscritos produtos alimentícios dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico. São elas:
Categorias
Categorias
Categorias
Ao inscrever uma ou mais embalagens nas categorias acima citadas, o concorrente poderá optar por preencher o campo designado para a defesa dos requisitos que a(s) embalagem(ns) traz(em) na contribuição para reduzir perdas e desperdício de alimentos. Ao preencher esse campo a embalagem estará automática e gratuitamente concorrendo também à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos, que será avaliada por um corpo de jurados especialista no tema. Ou seja, ao preencher esses campos a embalagem concorrerá à categoria a qual se inscreveu mais à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos.
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Os projetos de embalagem a serem inscritos não podem ter tido os direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem podem ter sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.
É obrigatório o completo preenchimento da ficha de inscrição para cada projeto inscrito, via internet – www.premioabre.org.br.
É necessário anexar à ficha de inscrição um documento que comprove a condição de estudante, como por exemplo, número de matrícula, comprovante de pagamento de mensalidade, carteirinha de estudante, declaração da escola, entre outros.
Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.
Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).
De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:
A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.
Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:
O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 minuto de extensão.
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.
As embalagens regularmente inscritas em qualquer um dos módulos de Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia e/ou Estratégico concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, no período de 16 de julho a 22 de agosto de 2024, por meio de página web desenvolvida exclusivamente para esse fim.
Para o voto Popular, será usada a primeira imagem incluída na ficha de inscrição e o texto do campo “Descrição do Projeto”. Caso o concorrente não queira que a embalagem participe do Voto Popular ele poderá fazer essa opção clicando no botão “Não quero que essa embalagem participe do Voto Popular”.
Para as categorias dos módulos | Embalagem e Mercado | Design Gráfico | Design Estrutural e Tecnologia | Estratégico | a taxa de inscrição será de:
Para a Categoria Estudantes do Módulo Especial a inscrição é GRATUITA.
Preferencialmente online por cartão de crédito, dentro do próprio sistema de inscrição da embalagem.
As embalagens inscritas nas categorias dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; Estratégico e categoria Especial Estudantes serão avaliadas pela Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e Conselho de Jurados, tendo como resultado final, por categoria, vencedores:
A premiação é dada conforme o atendimento dos critérios de julgamento propostos em cada categoria:
A categoria Especial Voto Popular é avaliada pelo público em geral que escolhe a sua embalagem preferida em site específico para essa categoria que contará com apenas uma embalagem vencedora, aquela que atingir o maior número de votos e que será premiada com o troféu Ouro.
*exceção feita à categoria Especial Voto Popular, cuja premiação é feita pelo número de votos de cada embalagem no site de votação, vencendo a mais votada.
O julgamento da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho de Jurados é soberano e de seus resultados não caberão recursos.
Serão concedidos:
Os resultados serão divulgados em 26 de setembro de 2024 durante cerimônia de premiação.
Todas as embalagens vencedoras do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira têm o direito de utilizar o Selo, que atesta o reconhecimento da ABRE pela excelência das embalagens premiadas.
A aplicação do Selo é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de um produto forte e consolidado no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.
A utilização do Selo valorizará ainda mais as embalagens premiadas.