Data |
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Início do 1º lote de inscrições de embalagem |
13 de março |
Final do 1º lote de inscrições de embalagem |
12 de maio |
Início do 2º lote de inscrições de embalagem |
13 de maio |
Final do 2º lote e último lote de inscrições de embalagem |
18 de junho |
Início do Voto Popular |
15 de julho |
1ª fase de julgamento |
24 a 29 de julho |
Divulgação da Shorlist |
01 de agosto |
Prazo final para envio das amostras de embalagem que passaram para a 2ª fase de julgamento |
15 de agosto |
2ª fase de julgamento (Conselho de Jurados) |
20 e 21 de agosto |
Cerimônia de Premiação |
02 de outubro |
Podem ser inscritas na 25ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de:
Exceção feita à categoria Exportação, categoria dedicada à inscrição de embalagens criadas e/ou produzidas no Brasil para o mercado internacional.
Podem inscrever embalagens nesse módulo:
Podem inscrever embalagens nesse módulo empresas que tenham sido responsáveis pelo design gráfico, como por exemplo:
Podem inscrever embalagens nesse módulo que tenham sido responsáveis pela estrutura da embalagem e por aspectos tecnológicos, como por exemplo:
Podem inscrever embalagens nesse módulo:
A participação na categoria Marketing e Branding é EXCLUSIVA para os Donos da Marca. Nessa categoria a inscrição pode ser feita em conjunto com o fornecedor ou à agência, desde que autorizado pelo dono da marca.
Tem como objetivo reconhecer embalagens que contribuem com o consumo responsável, melhorando a qualidade de vida, minimizando impactos no sistema [produto-embalagem-distribuição-armazenagem-preparação-consumo-pós consumo] e educando/engajando o consumidor para a realização de escolhas conscientes.
Para referência durante a inscrição, recomenda-se consultar os materiais desenvolvidos pela ABRE:
Cartilhas
Recomenda-se o uso da simbologia técnica de descarte seletivo bem como a adesão à Plataforma Lupinha.
Essa categoria avaliará critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas, potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.
Embalagens criadas e/ou desenvolvidas no Brasil para o mercado exterior. Esta categoria avaliará a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação. Será avaliada a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico.
O objetivo desta categoria é premiar as embalagens que apresentem novas tecnologias de materiais, barreira, manuseio, armazenamento ou transporte, funcionalidade, soluções de refechamento, extensão do shelf life do produto, porcionamento ou comunicação com o objetivo de reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos – seja durante a etapa entre o produtor e os centros de distribuição e varejo – perdas; ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores – desperdício.
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Toda embalagem regularmente inscrita em uma ou mais categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico, concorrerá automaticamente ao Voto Popular. Para isso, é necessário anexar à ficha de inscrição uma imagem no formato 800x800 pixels que será usada na página de votação do Voto Popular juntamente com o texto do campo “Descrição do Projeto”.
Caso o concorrente não queira que a embalagem participe do Voto Popular ele poderá fazer essa opção clicando no botão “Não quero que essa embalagem participe do Voto Popular”.
A imagem da embalagem, com seu respectivo texto, aparecerá apenas uma vez na página do Voto Popular, mesmo que a embalagem esteja inscrita em duas ou mais categorias.
O texto de defesa da embalagem é uma das principais ferramentas que o jurado tem para avaliar a embalagem inscrita, portanto, é fundamental que ele seja bem escrito e detalhe de forma clara, todos os diferenciais de embalagem, sejam eles técnicos, de design gráfico, funcionais, etc.
No texto de defesa, dê especial importância e atenção do primeiro campo “Descrição do Projeto”, pois ele será o primeiro a ser lido pelo jurado. Seja objetivo e não use texto publicitário. Traga na sua defesa respostas para perguntas como:
Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.
Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).
De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:
A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.
A foto do voto popular é utilizada, para além da votação aberta ao público, para diversas outras divulgações que exijam formato quadrado. Por isso ela é obrigatória, mesmo que a embalagem não concorra nessa categoria especial
A imagem deve ser quadrada e ter exatamente 800 x 800 pixels. O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 0.5Mb de tamanho.
Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:
Serão aceitos vídeos de até 01 (um) minuto de duração. O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 (um) de extensão.
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.
Dever ser feito o upload do logotipo da empresa que está inscrevendo em formato de imagem bitmap (jpg, png ou webp).
A inscrição na categoria Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos está vinculada à inscrição de uma ou mais embalagens nas categorias onde podem ser inscritos produtos alimentícios dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico. São elas:
Categorias
Categorias
Categorias
Ao inscrever uma ou mais embalagens nas categorias acima citadas, o concorrente poderá optar por preencher o campo designado para a defesa dos requisitos que a(s) embalagem(ns) traz(em) na contribuição para reduzir perdas e desperdício de alimentos. Ao preencher esse campo a embalagem estará automática e gratuitamente concorrendo também à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos, que será avaliada por um corpo de jurados especialista no tema. Ou seja, ao preencher esses campos a embalagem concorrerá à categoria a qual se inscreveu mais à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos.
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Os projetos de embalagem a serem inscritos não podem ter tido os direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem podem ter sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.
É obrigatório o completo preenchimento da ficha de inscrição para cada projeto inscrito, via internet – www.premioabre.org.br.
É necessário anexar à ficha de inscrição um documento que comprove a condição de estudante, como por exemplo, número de matrícula, comprovante de pagamento de mensalidade, carteirinha de estudante, declaração da escola, entre outros.
Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.
Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).
De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:
A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.
Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:
Serão aceitos vídeos de até 01 (um) minuto de duração. O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 minuto de extensão.
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.
As embalagens regularmente inscritas em qualquer um dos módulos de Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia e/ou Estratégico concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, no período de 15 de julho a 15 de agosto de 2025, por meio de página web desenvolvida exclusivamente para esse fim.
A foto do voto popular é utilizada, para além da votação aberta ao público, para diversas outras divulgações que exijam formato quadrado. Por isso ela é obrigatória, mesmo que a embalagem não concorra nessa categoria especia
A imagem deve ser quadrada e ter exatamente 800 x 800 pixels. O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 0.5Mb de tamanho.
Atenção:
Para as categorias dos módulos | Embalagem e Mercado | Design Gráfico | Design Estrutural e Tecnologia | Estratégico | a taxa de inscrição será de:
Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.
As embalagens inscritas nas categorias dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; Estratégico e categoria Especial Estudantes serão avaliadas pela Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e Conselho de Jurados, tendo como resultado final, por categoria, vencedores:
A premiação é dada conforme o atendimento dos critérios de julgamento propostos em cada categoria:
A categoria Especial Voto Popular é avaliada pelo público em geral que escolhe a sua embalagem preferida em site específico para essa categoria que contará com apenas uma embalagem vencedora, aquela que atingir o maior número de votos e que será premiada com o troféu Ouro.
*exceção feita à categoria Especial Voto Popular, cuja premiação é feita pelo número de votos de cada embalagem no site de votação, vencendo a mais votada.
O julgamento da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho de Jurados é soberano e de seus resultados não caberão recursos.
Serão concedidos:
Os resultados serão divulgados em 02 de outubro de 2025 durante cerimônia de premiação.
Todas as embalagens vencedoras do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira têm o direito de utilizar o selo que atesta o reconhecimento da ABRE pela excelência das embalagens premiadas.
A aplicação do selo é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de uma competição forte e consolidada no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.
A utilização do selo valorizará ainda mais as embalagens premiadas.